CURSO DE MINDFULNESS

Treinamento Intensivo em Meditação

Protocolo MBCT – Mindfulness Based Cognitive Therapy


Período: 19 de Outubro a 14 de Dezembro de 2021

(8 encontros semanais, às terças-feiras)

Horário: 19h às 21h30

Local: Zoom (online e ao vivo)

Curso terapia floral



 Preencha seus dados e receba o E-BOOK com todas as informações sobre o

Curso de Mindfulness


Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O convite desse programa é experimentar o método, através de uma jornada de experiência, que visa ensinar o que é mindfulness, a partir de um treinamento intensivo em meditação. 

CURSO DE MINDFULNESS

Protocolo MBCT

Mindfulness Based Cognitive Therapy

O ritmo de exigências do mundo é cada vez maior, ficando difícil escapar das alterações bruscas de humor, que levam aos episódios de estresse, ansiedade e depressão.


O Programa MBCT – Mindfulness Based Cognitive Therapy segue o protocolo de tratamento do Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford, criado por Mark Willians, Zingel Segal e John Teasdale, que propõe ajudar a “resgatar a alegria de viver” através das práticas de mindfulness. 



A prática de Mindfulness atua no direcionamento da mente para estar mais consciente, menos reativo e julgador sobre os pensamentos, emoções e sensações, o que reduz os níveis de estresse, ansiedade e depressão.

Para quem se destina o curso?

O curso é indicado para aqueles que buscam despertar e aprofundar a consciência de si mesmos, através do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, vivendo com mais harmonia e bem-estar a partir do autocuidado.


É indicado também para os ambientes organizacionais, pois aumenta a criatividade, foco das tarefas e metas propostas. 

Investimento

*Cadastre-se ou fale com o nosso canal de Atendimento diretamente pelo WhatsApp

e receba o e-book com todas as informações sobre o investimento!

História do Mindfulness

Jon Kabat-Zinn define Mindfulness como uma forma específica de atenção plena – concentração agora, intencional e sem julgamento, o que significa que o praticante aceita todos os pensamentos, emoções e sensações sem categorizar como positivos ou negativos. A atitude de não julgar está em contraste com a tendência automática da luta contra vivências aversivas, deixando de viver a realidade tal como ela é.



OBJETIVO


O objetivo do Mindfulness é fornecer um método para aprender a gerir emoções, pensamentos e reações para lidar com as circunstâncias, através da prática e refinamento da plena consciência. As práticas visam trazer a consciência de abertura quanto à experiência presente, pensamentos, emoções e sensações, incluindo os aspectos desagradáveis da experiência, em que há uma dificuldade maior de lidar. É preciso, mesmo diante de situações desafiantes, viver e sentir serenidade, amorosidade, gentileza e cuidado com nós mesmos e com os outros.



ATUAÇÃO


A prática de Mindfulness atua no direcionamento da mente para estar mais consciente, menos reativo e julgador sobre os pensamentos, emoções e sensações. O movimento natural de Atenção Plena e a capacidade de manter-se curioso e atento, longe de agir no piloto automático, reduz a tendência de prender-se à ruminação que mantem sintomas de depressão. A ruminação, juntamente com a projeção de pensamentos de forma automática nas experiências futuras, alimenta o estado de ansiedade. O episódio de estresse atual pode ser a resultante do impacto de problemas vividos no passado. A consciência quanto aos pensamentos, emoções e sensações, sem julgamentos, auxilia na liberação de padrões e hábitos antigos que geram estresse.



O que dizem os nossos alunos:

Margareth Von Borell

Niterói, RJ

"Eu estava com uma dor muito forte na região lombar e iniciei a prática de “Escaneamento do Corpo” para entender o que estava causando a dor.


No momento da prática, quando cheguei na região lombar e respirei, conforme orientação nas aulas, veio na minha mente a resposta: medo. Surgiu na mente como um grito: medo! É exatamente o que estou vivendo atualmente, um momento de muito medo. Com essa constatação a dor sumiu.

Primeiro surgiu a palavra solta, depois o sentimento de medo relacionado ao meu contexto de vida atual e em seguida senti o desbloqueio, alívio da dor.


Fiz o Espaço de Respiração das Três Etapas focando na região dor no corpo e percebi que a consciência do sentimento de medo trouxe o desbloqueio e alívio da dor.​


Me questionei: “Medo? Por que medo?” Aí veio a resposta. Veio toda uma história na minha cabeça. Foi muito forte, assusta. 


No Tai chi Chuan (Luta Marcial) já usei a respiração lenta e com foco para fazer o desbloqueio de energia e aliviar uma dor de cabeça. O que me surpreendeu é que com a Prática de Mindfulness, além do desbloqueio eliminando a dor, vem à mente a emoção e o contexto de vida que gerou a dor. Identificar as causas da dor trouxe equilíbrio, me centrou, acalmou e me energizou completamente."

Morghana Brulon

Niterói, RJ

"Aprendi com o curso que o momento presente é a maior oportunidade que temos de ser melhores e fazermos a diferença. Por anos me vi presa aos traumas do meu passado e me desliguei totalmente das oportunidades diárias que tinha de ser melhor, gerei em mim um quadro depressivo.


Quando não estava presa ao passado, me prendia ao futuro e então entrava numa ansiedade exponencial. 


Com a Prática de Respiração das Três Etapas fui capaz de ver que não era mais a minha crise de ansiedade que ditava como seriam as coisas, mas sim eu. Eu me senti no controle quando abri mão dele e me compreendi.


Dividir nossos relatos e ouvir umas as outras me fez ver como o mundo vai além do nosso prisma. Me senti acolhida na mesma proporção que as acolhi. Saber ouvir o outro é sem dúvidas umas das maiores demonstrações de amor que podemos dar ao próximo e sou grata por todas vocês terem me escutado no curso.


Por último, queria ser capaz de expor em palavras a minha gratidão por você e o quanto te admiro como pessoa e profissional.


No curso, senti que todas vocês não só corresponderam a minha dor como também me deram força e ferramentas para que eu pudesse curá-la."


Facilitadora do curso:

GINA M. G. SOMMERFELD

PSICOLOGIA CLÍNICA - CRP: 05/32130

- PESQUISA E LICENCIATURA em Psicologia​


- ESPECIALIZAÇÃO em Psicologia Positiva-PUC


- PÓS GRADUAÇÃO em Psicologia Social e Saúde Psicossomática


- TERAPEUTA HOLÍSTICA (CRTH-BR 0134)

Terapeuta FLORAL Educadora (RIOFLOR 0348) - Healingherbs e Ararêtama - com especialização em Terapia Floral-UFRJ

Terapeuta MINDFULNESS Baseada na Terapia Cognitiva Comportamental para manejo do estresse, ansiedade, depressão

Instrutora REIKI Master - Sociedade Brasileira de Reiki RJ/2000


- ATUAÇÃO

Sócia do Espaço Psiquismo Saúde e Desenvolvimento Humano.

Atua como Psicóloga junto à equipe de Educação Infantil na Babylandia Atuação-Escola Bilíngue.

Atuou como Terapeuta Floral na ABTR - Associação Brasileira de Terapia e Reabilitação e CECAPE – Centro de Cardiologia Pediátrica.

Foi Psicóloga clínica no CBMERJ - 3ª Policlínica do Corpo de Bombeiros de Niterói, junto à Equipe Multidisciplinar de Saúde na AFR - Associação Fluminense de Reabilitação.



Instagram: @ginamgsommerfeld

LinkedIn: Gina M.G. Sommerfeld

Espaço Psiquismo Saúde e Desenvolvimento Humano


Quem somos nós?


Atuamos há mais de 20 anos auxiliando pessoas e instituições no seu processo de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e organizacional, garantindo realização de seus objetivos.


(21)96822-6006

contato@psiquismo.com.br

www.psiquismo.com.br